A COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NAS AMÉRICAS


Leia com atenção:

 

"A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem” (Pablo Neruda) 

 

Nesse verso, o poeta chileno Pablo Neruda denuncia o massacre promovido pelos espanhois contra os nativos americanos. Esses três elementos - a espada, a cruz e a fome - representaram na conquista da América, respectivamente:


a superioridade bélica, a religião politeísta e o trabalho compulsório.


a superioridade de armas, as missas e os saques aos mercados.


o conquistador europeu, os missionários e a falta de alimentos.


os tratados de posse, a religião cristã e as doenças.


a superioridade bélica, a evangelização e a desestruturação da economia nativa.

Leia com atenção:

 

A Inquisição foi uma instituição eclesiástica que tinha como objetivo investigar e punir crimes contra a fé católica; a princípio, uma instituição puramente religiosa, assumindo com o passar do tempo, proporções muito maiores e extrapolando o campo religioso, uniu-se nos interesses mundanos dos governantes. (ALMEIDA, Andréa Barbosa Ramos. A Inquisição como instrumento de poder da Igreja na América Espanhola. Revista Dimensões, UFES, n.2, 1991, p.39)

 

Sobre os principais "crimes contra a fé católica" que a Inquisição espanhola perseguiu e puniu na América colonial, podemos destacar:


O culto aos deuses indígenas por meio do sincretismo religioso, além dos sacrifícios humanos praticados contra os espanhóis.


O culto a outras religiões, críticas aos dogmas cristãos, bruxaria, feitiçaria, heresias e idolatrias praticadas pelos indígenas.


A preguiça, a bebedeira e o ócio dos nativos para fugir ao trabalho nas Colônias.


As denúncias, delações e torturas que os espanhóis praticavam contra os nativos que rejeitavam a fé cristã.


As heresias praticadas por clérigos que se recusavam a converter os nativos à fé cristã.

As treze colônias inglesas se formaram gradativamente ao longo do século XVII. Essas colônias foram regionalmente separadas - do norte, do centro e do sul - conforme suas características e/ou particularidades sociais, culturais e, especialmente quanto às condições geoclimáticas.

Sobre a diversidade regional das colônias inglesas na América do Norte, pode-se afirmar que:


Nas áreas coloniais do norte e do sul, desenvolveu-se a produção manufatureira voltada para o mercado interno.


Nas colônias do norte, desenvolveu fundamentalmente a plantation; entretanto, nas colônias do sul, priorizaram-se as pequenas plantações de subsistência.


Nas colônias do norte, predominou o trabalho livre, da base familiar, ao passo que, nas colônias do sul, utilizou-se basicamente a mão-de-obra escrava negra.


A escravidão foi atenuada no sul, onde a economia estava voltada para o comércio interno.


Em todo o território das Treze Colônias, utilizou-se o trabalho escravo, em maior escala, para a exploração dos minérios.

Leia com atenção:

 

“A terra queimará e haverá grandes círculos brancos no céu. A amargura surgirá e a abundância desaparecerá Será o tempo da dor, das lágrimas e da miséria É o que está por vir”. ( Profecia Maia )

 

O texto aborda uma profecia maia, que foi cumprida pelos conquistadores espanhois, ao dominarem os povos indígenas. Este domínio se deu, principalmente, por meio:

 

I – das epidemias, transmitidas pelos europeus aos indígenas.

II – da utilização da espada e do cavalo, demonstrando a superioridade bélica dos espanhóis.

III – da cruz, representando o trabalho de evangelização e consequentemente dominação do indígena.

IV – da fome, causada pela destruição das colheitas de milho e cacau para se comercializar a cana-de-açúcar.

 

É correto apenas o que se afirma em:


I, II, III e IV


I, III e IV


I, II e III


II e III


III e IV

As treze colônias inglesas se formaram gradativamente ao longo do século XVII. Essas colônias foram regionalmente separadas - do norte, do centro e do sul - conforme suas características e/ou particularidades sociais, culturais e, especialmente quanto às condições geoclimáticas que diversificaram a economia.

Sobre a diversidade econômica regional das colônias inglesas, pode-se afirmar que:


A mão-de-obra predominante nas três regiões coloniais foi o trabalho escravo, utilizado em maior escala para a exploração dos minérios.


A presença de negros escravizados foi atenuada no Sul, onde a economia estava voltada principalmente para o comércio interno e para complementar a exportação.


Nas áreas coloniais do Norte e do Sul, desenvolveu-se a produção manufatureira voltada para o mercado interno e para o comércio triangular.


Nas colônias do Centro, desenvolveu-se o sistema de plantation, enquanto nas colônias do Sul, priorizaram-se as pequenas plantações de subsistência.


Nas colônias do Norte, predominou o trabalho livre, da base familiar, ao passo que, nas colônias do Sul, utilizou-se basicamente a mão-de-obra escrava africana.

Para se pensar acerca dos homens do período do século XVI que aportaram na América para ocupá-la e colonizá-la, é preciso compreender a Europa no âmbito das transformações que dão luz à época da expansão colonial. Dentre os principais acontecimentos envolvendo a Espanha e que permitiu seu expansionismo, podemos considerar:


A reforma da Igreja Católica, a Guerra de Reconquista, a unificação monárquica e a expulsão dos protestantes calvinistas do território espanhol.


A Guerra de Reconquista, a unificação espanhola, o reflorescimento do comércio e o interesse pela busca de lucros e privilégios aristocráticos.


A formação do Estado Espanhol, a Guerra dos Cem Anos, a expansão cruzadista e a mecanização da produção agrícola.


A Guerra dos Cem Anos, a unificação territorial com Portugal e a estruturação da sociedade espanhola em torno de uma mentalidade aristocrática.


A unificação da Igreja Católica, a busca de uma nova rota comercial com a Índias e a anexação da Espanha ao Império Otomano.

Leia com atenção:

 

A Inquisição foi uma instituição eclesiástica que tinha como objetivo investigar e punir crimes contra a fé católica; a princípio, uma instituição puramente religiosa, assumindo com o passar do tempo, proporções muito maiores e extrapolando o campo religioso, uniu-se nos interesses mundanos dos governantes. (ALMEIDA, Andréa Barbosa Ramos. A Inquisição como instrumento de poder da Igreja na América Espanhola. Revista Dimensões, UFES, n.2, 1991, p.39)

 

Sobre os "crimes contra a fé católica" que a Inquisição espanhola perseguiu e puniu na América colonial, podemos destacar:


O culto a outras religiões, críticas aos dogmas cristãos, além de bruxaria, feitiçaria e idolatrias praticadas pelos indígenas.


A preguiça, a bebedeira e o ócio dos colonos para fugir ao trabalho administrativo.


As heresias praticadas por clérigos que se recusavam a converter os nativos ao protestantismo.


O culto aos deuses indígenas por meio do sincretismo religioso, além dos sacrifícios humanos praticados contra os espanhóis.


As denúncias, delações e torturas que os espanhóis praticavam contra os nativos que rejeitavam a fé cristã.

O ciclo inicial de fundações das cidades coloniais na América espanhola compreendeu o período de 1492 a 1567, com a fundação de várias cidades que assumiram funções econômicas, políticas e sociais. Sobre a fundação das cidades coloniais espanholas podemos afirmar que:


No ciclo inicial de fundação das cidades, foram fundadas as cidades mineradoras de Santo Domingo, Havana e Vera Cruz.


A fundação de cidades demonstrou a fragilidade do projeto colonial espanhol que tinha por base somente a exploração.


O desenvolvimento urbano endividou a Espanha que teve que recorrer ao capital inglês para concluir seu projeto colonial.


As antigas cidades indígenas foram destruídas para a construção de cidades mineiras e portuárias, que atendiam melhor o povoamento dessas regiões.


A fundação das cidades veio atender a manutenção da conquista e a dominação colonial.

Assim como na Espanha, o instrumento para lidar com a dissensão religiosa nas colônias foi o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Sobre o ambiente cultural e religioso da América espanhola colonial e a atuação da Inquisição nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:


I - A Inquisição, como instituição católica e metropolitana, teve participação direta na destruição dos templos religiosos dos povos nativos americanos, no genocídio das populações nativas e na desfiguração das identidades culturais e religiosas dos povos nativos.
II - Os "Autos de Fé" eram espetáculos promovidos pelos Tribunais do Santo Ofício, nos quais os condenados eram exemplarmente punidos em público.
III - Para conter os abusos cometidos pelos padres contra a população indígenas, foram criadas as Visitas de Idolatrias, que eram uma junção da Extirpação com a Inquisição.
IV - As "heresias" e "bruxarias", perseguidas pelo Santo Ofício na América espanhola, eram práticas culturais e sistemas de crença resultantes do processo de sincretismo religioso.


É correto apenas o que se afirma em:


II e III


I, II e III


I e IV


I, II e IV


III e IV

Leia com atenção o fragmento a seguir:


À Igreja na América fora confiada uma missão prática: apressar a submissão e a europeização dos índios e pregar a lealdade à Coroa. Qualquer resistência por parte da igreja ao cumprimento dessa função era considerada um problema político e seria tratada de maneira correspondente. (BARNADAS, Josep M. A Igreja Católica na América Espanhola Colonial, p.523).


A partir do fragmento e das leituras realizadas sobre a atuação da Igreja Católica na América espanhola, é correto afirmar que:


A Igreja influenciou todas as fases da vida colonial e, mediante suas variadas atividades, muitas vezes desempenhou um papel decisivo na economia das colônias.


A Igreja Católica foi transferida para as colônias após sua decadência na Espanha em virtude da Reforma religiosa na Europa.


A monarquia espanhola representava o maior sustentáculo material da colonização, por esta razão a Igreja católica, apesar de atuante, não exerceu nenhum papel de dominação nas colônias.


Os interesses da Igreja e oda Coroa eram muito distintos, o que tornou impossível estabelecer alianças entre as funções eclesiásticas e as políticas no processo de colonização espanhola.


A falta de controle da administração colonial espanhola permitiu à Igreja Católica conduzir a política e a dominação dos territórios nos primeiros anos.

Páginas: 1234567